História

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física (EF) foi criado em 1994. Naquele período, essa ação formativa nasceu com a nomenclatura de Programa Especial de Treinamento e, apenas em 2003, recebeu a intitulação atual. Sua primeira tutora foi a Profa. Elaine Romero. Posteriormente, assumiu a tutoria o Prof. José Luiz dos Anjos. Na ocasião, mesmo não tendo ainda o título de doutor, o Prof. José Luiz teve uma contribuição expressiva para a estruturação material do grupo. Nesse período, destacamos o projeto de natação para menores em situação de risco social que foi realizado na piscina do CEFD. Com a saída do Prof. José Luiz para seu doutoramento, o novo tutor escolhido foi o Prof. Amarílio Ferreira Neto. Em seu período como tutor, o Prof. Amarílio enfatizou a formação acadêmico-científica dos bolsistas, tendo produzido com eles um pequeno livro sobre o estudo do método científico.

A abrupta decisão de deixar a tutoria do PET tomada pelo prof. Amarílio, em 2000, fez com que a vice-diretora do CEFD, Profa. Mara Cristan, assumisse o grupo em caráter emergencial, sem poder dedicar-se a ele.  Em setembro de 2002, o prof. Otávio Tavares foi convidado para a tutoria do grupo após uma consulta e a recusa de todos os docentes do CEFD. Neste momento, o grupo PET EF tinha apenas 5 bolsistas e sério risco de ser fechado pelo MEC. O processo de recomposição durou até 2004, quando o PET EF voltou a ter 12 bolsistas.

Gradativamente, os bolsistas deste grupo voltaram a participar dos eventos regionais e nacionais do Programa, assim como o próprio grupo assumiu um caráter cada vez mais produtivo. Uma realização importante da reativação do grupo foi a realização do Seminário Esporte e Sociedade, em 2004, com a participação de cientistas sociais, jornalistas, secretários de esporte e ex-atletas.

Respondendo às novas orientações do MEC para o programa PET, a ênfase das atividades foi direcionada para a realização de projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão. Podemos citar, como exemplos, os projetos: “Jogos e brincadeiras na EF infantil”, “Idosos em Movimento”, “Dança-Educação”, “Escolinha de Ballet na UFES, “Colônia de Férias na UFES”, “Ciclo PET”, “Ágora PET”, “EF no Ar”, EF na Educação de Jovens e Adultos” e o “Escolinha de Esportes”.

Após 9 anos como tutor, o Prof. Otávio Tavares se desligou do programa no início de 2012. A tutoria passou então para o Prof. Omar Schneider que permaneceu na função no período de 2012 – 2019. Atualmente, o PET EF está sob a tutoria do Prof. Maurício Oliveira.

Sob a tutoria do Prof. Mauricio Oliveira, o PET EF continua a desenvolver atividades acadêmicas no âmbito do tripé universitário - Ensino-Pesquisa-Extensão - e visa oferecer atividades plurais aos seus bolsistas e aos alunos da graduação do CEFD/UFES.. Atualmente, os seguintes projetos estão em funcionamento: Melhor Idade em Ação, PET Funcional, AquaPET, Mais Esportes, Dança UFES, Altinha PET, PET Corpo Livre, Capoeira Kids, PET Taekwondo, CinePET e Escrita Acadêmica.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.